Transcendência

Sinônimos de Transcendente

Transcendente é sinônimo de: extraordinário, elevado, sublime, sobre-humano, sobrenatural,nobre, superior, divino

O termo Transcendência, pode ter diferentes significados, como a superação de limites, por exemplo:  um atleta que bate um recorde olímpico, superando uma marca jamais atingida por outro ser humano. O fato do atleta bater um recorde olímpico pode ser considerado transcendente, pois exige do atleta, concentração, disciplina, disposição e um sobre-esforço capaz de superar as barreiras do limite humano. Por outro lado, a qualidade de “Ser transcendente” é única e exclusivamente pertencente à Deus, que é o ser por excelência, ou seja, Deus está acima de qualquer outro ser, e não possui limites e nem barreiras algumas. O ser humano, pode até transcender (superar) algumas das suas limitações, porém não é transcendente, apenas Deus o é. Deus é onipotente, onisciente e onipresente.

Alguns atributos divinos:

Deus é Onipotente porque é todo poderoso, é energia criadora, ordenadora e mantenedora das coisas criadas. Deus é ilimitado e sobrenatural, está além e acima de nós os seres criados por Ele. Deus não precisa de outros seres; Deus não possui necessidades, Deus basta por si mesmo.

Deus é Onisciente porque é a própria consciência cósmica, universal. Deus possui o conhecimento infuso, que não se aprende de nenhum outro ser, é um conhecimento único, próprio e perfeito; Deus sabe de tudo inclusive o que passa na consciência de qualquer ser racional.

Deus é Onipresente, ou seja, está presente em todos os lugares ao mesmo tempo, mas segundo a nossa concepção monoteísta, não pode ser confundido com todas as coisas, já que Deus é um Ser Único e indivisível, ou seja não pode ser dividido e confundido com as coisas criadas. Em outras palavras, Deus está em tudo, mas nem tudo é Deus.
A ideia do Transcendente

As religiões surgem em diferentes regiões geográficas, inspiradas pelas histórias vividas pelos povos, pela arte, pela política, pelo pensamento filosófico de uma determinada época, e por tantas outras influências. Sendo assim, cada uma delas tem expressão própria identidade.

O Transcendente, o Ser Supremo, é também concebido com características peculiares. Muitas vezes ele é concebido como  feminino, sendo reconhecido como uma Deusa, como Divina Mãe, como Deusa primordial, etc. Outras vezes sua face é masculina, sendo concebido então como: o Deus dos judeus, dos cristãos, dos muçulmanos, etc.

Mas, mesmo nestas culturas o Transcendente pode ser reconhecido como tendo aspectos do feminino e do masculino. As divindades Hinduístas possuem esposas que lhes complementam, as religiões de afrodescendentes possuem Orixás femininos, como Iemanjá, por exemplo. Mesmo para alguns teólogos  cristãos,  Deus é Pai e Mãe.

Este Transcendente sempre nos dá a indicação da necessidade principal de seu povo. Para os judeus que viviam como escravos, Deus é o Senhor dos exércitos que elegeu este povo como escolhido, podendo deste modo livrá-lo da escravidão. Para os cristãos Deus se manifesta por meio de Jesus Cristo como Amor Absoluto, ajudando-os a conviver em meio à diferença; para os povos de floresta, o Transcendente aparece como força da natureza.

Fonte- O Transcendente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *