Fenomenologia Paranormal

Fenômeno é qualquer fato ou evento observável. É comum falar em fenômenos naturais como os climáticos. No entanto, a fenomenologia paranormal não é normalmente explicada pelas ciências convencionais e sim pela parapsicologia.
Em alguns casos ou artigos, mesmo citando outras correntes parapsicológicas, aqui neste site passo as explicações dentro da visão cientifica e independente do Instituto de Parapsicologia e Potencial Psíquico – IPAPPI, Sistema GRISA.
Sobre este tema e outros, as outras correntes parapsicológicas têm suas explicações também procurando fundamentá-las.

Os fenômenos paranormais

Podemos afirmar que são todos os fatos, acontecimentos ou eventos que vai além dos limites daquilo que é considerado normal, regular, comum. Normalmente estes são, portanto, tidos como fatos extraordinários e fantásticos, à primeira vista inexplicáveis. Então temos vários exemplos desses fenômenos: visões, aparições, casas-mal-assombradas, pessoas que parecem estar possuídas pelo demônio, espíritos ou entidades, pessoas azaradas ou com muita sorte, pressentimentos, previsões e tantos outros.

Paranormal

É a pessoa ou as pessoas que produzem esses Fenômenos. Para a escola cientifica e independente do Sistema Grisa, a paranormalidade é vista de modo muito positiva como um Potencial Mental. É claro quem as desenvolve atrapalhadamente, deve e pode, bem orientado, harmonizar-se para desenvolve-la de maneira benéfica e construtiva. Dependendo do ambiente, lugares, meios que aqueles que desenvolvem a paranormalidade se encontram são classificados, de sensitivos, pais de santo, médiuns, etc. Dependendo dos lugares e situações podem não ser bem compreendidos.
Mas pelos estudos realizados pelo Sistema Grisa, vê-se que a paranormalidade é um potencial latente a todo ser humano e não privilegio de alguns. Podendo todos nós desenvolvermos a paranormalidade desde que se treine, é a paranormalidade não espontânea dos paranormais e sim treinada.
O parapsicólogo Pe. Quevedo e seus seguidores do CLAP – Centro Latino Americano de Parapsicologia, mesmo tendo grandes pesquisas sobre os fenômenos paranormais, a meu modo de ver, dado a preocupação obsessiva em criticar o espiritismo e todos aqueles que desenvolvem a paranormalidade, e normalmente em ambientes ligados a convicções religiosas e filosóficas as mais diversas, além de ver os paranormais normalmente negativamente, afirma sempre que a paranormalidade é espontânea e não treinada. Para ele e seus seguidores a manifestação paranormal é sempre incontrolável.

O parapsicólogo

Este é o profissional, o cientista, o Orientador em Parapsicologia, o pesquisador e o estudioso da Fenomenologia Paranormal. É bom que fique claro que é uma profissão o exercício da parapsicologia

Parapsicologia

No link sobre Estudos referente a parapsicologia, tem a explicação do que é a parapsicologia.
Neste link, nesta parte do nosso site, tratamos, especialmente como verão nos artigos seguintes, da fenomenologia paranormal. Tratarei do assunto de modo mais amplo, por isso temos outros links sobre estudos da parapsicologia, temas ligados a psique humana, ou a energia PSI.

Pe. Emanuel Cordeiro Costa

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *