Itabira sediou o XVIII Curso de Inverno da Diocese de Itabira/Coronel Fabriciano

Aconteceu de 15 a 18 de junho de 2017, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Itabira, o XVIII Curso de Inverno da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano.

Trata-se de um curso itinerante, realizado em mutirão, onde pessoas, famílias, comunidades, movimentos populares e instituições educativas e religiosas colocam-se gratuitamente a serviço de sua preparação ao longo do ano e de sua realização.  Seu conteúdo é a formação popular no campo sócio-político-cultural, a partir da realidade e seus desafios, à luz da Bíblia, Teologia Pastoral e do empenho na transformação da sociedade. É um espaço ecumênico e inter-religioso de convivência, partilha de vida, intercâmbio de experiências, celebração e compromisso.

Este ano o curso contou com 205 participantes entre agentes de Pastorais diocesanos, representantes das dioceses de Paracatu, Montes Claros, Caratinga, Valadares. A Assessoria foi de Renata Barreto e teve como tema: Missão e Pastorais Sociais. Iluminação Bíblica: Não deixe que ninguém tire sua esperança!(João 10,10b).

Participaram da abertura o Bispo Diocesano Dom Marco Aurélio Gubiotti, Pe. Alex Banza, Pároco anfitrião do curso, Pe. Hideraldo Vieira, assessor Diocesano do Curso de Inverno, Pe.José Geraldo de Melo, Coordenador Diocesano de Pastoral e Pe. Ernesto que participou efetivamente de todo curso. Marcaram presença ainda durante o Curso: Pe. Uildes Flávio (Vigário Episcopal-Regional 1), Pe. Daniel Opilla(Pastorais Sociais), Pe. Eugênio, Pe. Renato Menezes. A manhã de abertura constou ainda de uma exposição muito bem conduzida pelo Pe. Hideraldo e Frederico (Cebs) da Análise de Conjuntura Eclesial, social e política do momento em que vivemos.

Foram dias intensos de integração, convivência, formação… Construção de Conhecimento coletivo. Tudo isto culminando com a participação na bonita Romaria Missionária Diocesana, celebrando os 10 anos de SMP (Santas Missões Populares em nossa Diocese).

 


Ana Maria de Sena.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *