Assembleia Avaliativa das Diretrizes da Animação Bíblico Catequética

Aconteceu nos dias 11 e 12 de novembro de 2017, no Recanto das Mangueiras, Coronel Fabriciano, a Assembleia Avaliativa das Diretrizes Diocesanas de Catequese da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano.  A mesma teve como objetivo avaliar a aplicabilidade das diretrizes votadas na última assembleia Diocesana, período de 2012-2016, coroamento de um processo iniciado nas bases-Comunidades, paróquias e regionais, onde houve diagnóstico das realidades, reflexões sobre as falhas, fraquezas, desafios e foças presentes para que as diretrizes sejam conhecidas, assumidas e colocadas verdadeiramente em prática. Estiveram presentes a Equipe Diocesana de Animação Bíblico Catequética, o assessor Diocesano da mesma, Pe Ronaldo Torre, cerca de 120 catequistas, representantes das paróquias dos 3 regionais da Diocese, escolhidos por terem participado de todo processo nas comunidades, paróquias e regionais. Marcou presença ainda o Coordenador Diocesano de Pastoral, Pe. José Geraldo de Melo.

Para ajudar a pensar ações  concretas voltadas às prioridades do Plano de Ação Evangelizadora e Pastoral da Diocese: Família e Missão , atentos também aos clamores Juventude, meio ambiente e Ação social houve a assessoria  no sábado, dia 11 de novembro, das missionárias Cida Alves e Erica Júlia (COMIRE) que trabalharam a dimensão missionária e o Pe. Nelito Dornelas -ponderações sobre os desafios da Evangelização da família na pós modernidade.Assessoria que trouxe luzes e esperanças e ajudou a execução dos trabalhos em grupos a partir dos consolidados apresentados por cada regional.

Dia 12 de novembro, Domingo , após a oração da manhã, a Equipe Diocesana apresentou os resultados dos consolidados dos trabalhos em grupo e propôs votação por blocos de ações a serem contempladas envolvendo, família, Bíblia, missão e ação social de 2018 a 2020 centrando forças sobretudo na divulgação e articulação das diretrizes que são o caminho a concretizar uma catequese efetiva e eficaz que faça da nossa Diocese como um todo casa de iniciação á Vida Cristã.

Em seguida o Seminarista Márcio Rodrigo Mota apresentou orientações sobre acesso, estrutura e informações do site da Animação Bíblico Pastoral Catequética – Diocese Itabira-Cel. Fabriciano, esclareceu e tirou dúvidas…
As representantes da EDAC que participaram do Congresso de Catequese da Arquidiocese de Mariana, Gilma , Conceição e Eustáquia fizeram um breve relato sobre o mesmo.

Encerrando os trabalhos houve a missa de envio presidida pelo Pe. Emanuel Cordeiro Costa, assessor da animação Bíblico Catequética da região pastoral 3. Em sua homilia, Pe. Emanuel destacou a importância do momento para nossa Igreja particular e toda igreja, pela importância da catequese. Fez um breve histórico da catequese frisando a importância de processos formativos e avaliativos. Parabenizou aos catequistas pela gratuidade e disponibilidade. Dentro da liturgia do dia fez uma bela reflexão dos textos bíblicos contextualizando o convite da liturgia deste domingo, 32º do tempo comum, nos convocou a manter viva a esperança, a não viver simplesmente “empurrando” a vida. Temos para viver o dia que se chama “hoje”, o que temos para cuidar é o que precisamos cuidar hoje. Como cristãos devemos ser prudentes e nos prepararmos para o encontro com Cristo…
Ao final cada Catequista recebeu a muda de um jasmim com o versículo bíblico: 2cor  2,1515 Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem.

Avaliar é “rever” o caminho feito, celebrar as vitórias, superar os fracassos e reavivar as esperanças, mas acima de tudo, CONVERTER-SE.


 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *