Diocese de Itabira Coronel Fabriciano realiza formação sobre a CF 2018

Aconteceu neste fim de semana, 18 e 19 de novembro de 2017, na ARPAS, João Monlevade, a formação Diocesana sobre a Campanha da Fraternidade 2018 que tem como tema: Fraternidade e superação da Violência. Lema: Vós sois todos irmãos,(Mt 23,8). A assessoria da formação foi do Pe. Roberto Marcelino (Leste 2), estiveram presentes cerca de 120 pessoas , coordenadores das EPAPs paroquiais, Cáritas Diocesana e coordenadores de pastorais sociais. Presença dos Seminaristas Ludugerio Almeida e Júlio César, Pe. Elson Vital, Pe. Júlio Martin e na coordenação da formação, o Pe. José Geraldo Melo, Coordenador de Pastoral e Secretariado.

O sábado foi intenso de aprofundamento para o Ver-Julgar-agir da Campanha, com muta inteiração do grupo. Dom Marco Aurélio esteve presente no final da tarde de sábado destacando a importância do momento formativo para Diocese de Itabira/Cel. Fabriciano e fazendo algumas pontuações importantes sobre a liturgia da quaresma que deve dar destaque a campanha.

Domingo, 19 de novembro de 2017, XXXIII domingo do tempo comum, proclamado pelo Papa Francisco, Dia Mundial dos pobres, na perspectiva de um compromisso e vivência desta exortação a partir deste domingo em ações concretas assumidas por todas as pastorais iniciamos as atividades com a Missa presidida pelo Coordenador Diocesano de Pastoral, Pe. José Geraldo Melo. A liturgia foi muito bem conduzida e a parábola apresentada no evangelho, pôde ser melhor compreendida por todos com a partilha feita pelo Pe. Ernesto e Pe. José Geraldo.

Após a missa os regionais se reuniram pra elaborar propostas de ação concreta para a CF 2018- ações que ajudem a superar a violência a nível comunitário, paroquial, regional e diocesano, assim como definir uma comissão em cada regional para repasses e articulação da Campanha. Sendo que foi definido como compromissos a nível diocesano:

• Formar comissão dos Direitos Humanos. Sendo indicados para o trabalho inicial (Adenildes, Penha, Matheus Leão, Jamilly, Aurélia  de Ipoema, Pe. Ernesto e Inês)

• Mapeamento e diagnóstico da realidade sócio econômico.

Que Deus nos fortaleça e conduza a construir caminhos para superação da violência e a vivermos a fraternidade.  “O Senhor, que tem compaixão das nossas pobrezas e nos reveste dos seus talentos, nos conceda a sabedoria de procurar o que conta e a coragem de amar, não com palavras, mas com obras” Papa Francisco.


Ana Maria de Sena

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *