“Água mole em pedra dura tanto bate até que fura”.

              Grande ensinamento nos dá este ditado. Muitas pessoas desistem logo de buscar seus objetivos quando encontram dificuldades seja no trabalho, em casa ou qualquer lugar e situação. Quem compreende este ditado sabe que persistindo, perseverando as coisas acontecem. Mesmo que demore. Mesmo que as coisas sejam difíceis (duras), trucadas, trabalhosas. Infelizmente alguns deixam escapar a concretização de seus objetivos, deixam escapar o sucesso por não persistir na busca, querendo que as coisas venham com a lei do mínimo esforço, e normalmente isto não acontece.
            A persistência é uma grande virtude que nos faz vencer as dificuldades. Com certeza vencendo uma dificuldade, torna-se incentivo para continuar nesse caminho. Normalmente quem consegue uma vitória vencendo uma dificuldade sente confiança e motivação para buscar novos intentos e objetivos. Assim aprende a grande lição que todos deveriam aprender: insista que você consegue!
            Outros ditados traduzem de alguma forma sentido semelhante é: “De grão em grão a galinha enche o papo”, também: “De tostão em tostão vai-se ao milhão.” Outra frase: “Devagar se vai ao longe. ”
Assim como a água que muitas vezes não pode fugir do seu curso é obrigada a bater na pedra que é solida, e profundamente resistente, porém esta se fura. Que não façamos isso no estilo daqueles chamados “cabeça duras” que batem e batem em certas teclas sem o uso da razão e repetem erros grotescos na sua teimosia e não conseguem ver estratégias para chegar à vitória empacando na sua ignorância. Mas a água que fura a pedra dura nos ensine que a vitória, usando da sabedoria, razão, estratégias virá com certeza vencendo persistentemente certas resistências e obstáculos que a vida nos apresenta.

 

Pe. Emanuel Cordeiro Costa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *