III – Cumberlandismo

(Este artigo de autoria de Pe. Emanuel Cordeiro Costa, está em processo de registro pela Fundação Biblioteca nacional, Protocolo 2017RJ23890.)

 Introdução

O nome Cumberlandismo provém de Stuart Cumberland, talvez o primeiro que o descobriu, estudou e praticou em exibições públicas de Ilusionismo.

3.1. O que é Cumberlandismo?

Cumberlandismo é o modo de captar o pensamento de outra pessoa por contato físico, como por exemplo, pegando-lhe a mão.

O cumberlandismo consiste na leitura sensorial do pensamento por contato. Os reflexos que o pensamento produz no corpo de uma pessoa podem ser sentidos por outra pessoa, havendo um contato corpo a corpo. Nem toda “adivinhação” se dá por contato. Mas por meio deste pode-se conhecer o próprio pensamento de alguém.

Há pessoa que “adivinha” pegando na outra pessoa (tocando), captando as suas mínimas reações e tornar-se capaz de fazer observações sobre até mesmo seu estado fisiológico, seu passado clinico mais recente ou seu futuro próximo, seu caráter, tendências e demais coisas que estão se processando no seu organismo.

Para haver o Cumberlandismo o “pensante” deve estar na presença do “adivinho”, ou numa distância não muito longe.

3.2 O Cumberlandismo é Sensorial e Não é Percepção Extra-Sensorial.

O Cumberlandismo assim como outros Fenômenos Extranormais de Conhecimento não se explica por Telepatia ou outro Fenômeno de Percepção Extra-Sensorial. Pois este é sensório.

3.3 Truques

Pe. Quevedo sempre adverte que Fenômeno como este e outros podem serem realizados através de truques. O que é bom estarmos atentos para diferenciarmos os verdadeiros Fenômenos de Cumberlandismo de truques.

Conclusão

Neste artigo tratei do tema procurando dar uma conceituação breve do assunto. Em outros artigos exemplificarei esse tema o que o tornará a um pouco mais claro e compreensivo.


Referências

QUEVEDO, Oscar G. A Face Oculta da Mente. 19ª edição. Edições Loyola, São Paulo – SP, 2003.

FRIDERICHS, Edivino Augusto. Panorama da Parapsicologia ao Alcance de Todos. 5ª edição. Edições Loyola, São Paulo – SP. 1997.

BOSSA, Benjamim. Parapsicologia – O poder da mente e os mistérios da vida. 3ª edição. Edições Loyola, São Paulo – SP, 1997.

FILHO, Pe. Raimundo Elias. Mistério do Aquém e do Além à Luz da Parapsicologia. 2ª edição, Editora Paulus, São Paulo – SP, 2003.

UOL, Oepnet xpg, Cumberlandismo. Pe. Oscar G. Quevedo. Site ativo em 04/11/17
http://oepnet.xpg.uol.com.br/cumberlandismo.htm

 

Autor: Pe. Emanuel Cordeiro Costa
Parapsicólogo Clinico – SINPASC – 409.
Especialização – Lato Sensu em
Orientação Parapsicológica Social e Institucional
Pela FAVI – Faculdade Vicentina – Curitiba – PR.
Psicoterapia Holística: Hipnose
Terapeuta Holístico Credenciado – CRT 48326
– Paroquia Cristo Libertador
Ipatinga – MG – 12/12/2017

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *