Psi-Gamma – (Percepção Extra-sensorial) – Nº 1.


(Este artigo de autoria de Pe. Emanuel Cordeiro Costa, está em processo de registro pela Fundação Biblioteca nacional)

(Dentro do texto, uso a expressão “Corrente de Parapsicologia”. Para facilitar a compreensão do internauta sugiro que leia neste mesmo site os artigos: “Correntes (Escolas) de Parapsicologia” no Brasil e Escolas de parapsicologia fora do Brasil).

Conhecimento Normal
Por meio do conhecimento normal, conhecemos, compreendemos, percebemos através dos sentidos, da razão e da experiência. Sem entramos aqui num estudo longo do que significa conhecimento. Não esquecendo que toda informação consciente ou inconsciente passa pelos nossos sentidos. Por isso, “o conhecimento normal é aquele que se origina dos sentidos e da razão e se estrutura pelo aprendizado, passando do nível consciente para o nível inconsciente da mente humana”. (BORGES, 1992, p. 63).

Conhecimento Paranormal
Esta demonstrado pela parapsicologia que existe um conhecimento que passa não pelos sentidos normais que conhecemos. Pois, existe uma capacidade no ser humano de conhecimento por meios diferentes daqueles que a ciência oficial, normalmente atribui aos sentidos. Portanto, esta capacidade de conhecimento atribuída não aos sentidos normais, cientificamente está comprovada pela parapsicologia. Concluímos que, “o conhecimento paranormal, ao contrário, não se origina dos sentidos e da razão e nem resulta do aprendizado prévio estruturado à nível consciente”. (BORGES, 1992, p. 63).

Explicações diferentes
Sobre este sentido extra, as explicações muitas vezes variam de acordo com cada corrente de parapsicologia. A corrente de Parapsicologia seguidora de Quevedo fala que esta forma de conhecimento é uma faculdade espiritual e fala também de inconsciente. No Sistema Grisa, não se usa o termo inconsciente e sim subconsciente. E tudo que não é consciente o Sistema Grisa atribui ao subconsciente, compreendendo o homem apenas como consciente e subconsciente. Borges, trabalha também o termo inconsciente, psiquismo como fala o Quevedo, mas não vê o homem apena como consciente e inconsciente (ou subconsciente como no Sistema Grisa).

Psi-Gamma – Percepção Extra-sensorial
Este conhecimento paranormal é uma Percepção Extra-sensorial, com a sigla PES. Chamado também de Psi-Gamma, com as siglas: PG ou DESPE.
Psi-Gamma vem do grego: psi, de psiché = alma. Gamma, de gnosis = conhecimento. Ao pé da letra, conhecimento própria da alma. Os sentidos normais estão mais ligados ao corpo. Com esta distinção não estamos separando alma e corpo. Já que o que passa na Percepção Extra-sensorial se expressa também no corpo.

Classificação
A partir de 1953, em relação ao objeto da percepção os fenômenos psi-gamma foram normalmente divididos em três modalidades: Precognição, telepatica e clarividência.
Em relação ao Tempo os Fenômenos Psi-Gamma se dividem em:
Simulcognição = Conhecimento de algo presente
Retrocognição =  Conhecimento de algo passado
PreCognição = Conhecimento de algo futuro.

Pessoas que manifestam Psi-Gamma
As pessoas que manifestam os fenômenos de psi-gamma, de acordo com cada corrente de parapsicologia recebe nomes diferentes como por exemplos: “paranormais”, “metagnomas”, “dotadas”, “sensitivas”.

Fenômenos Paranormais
Por ser um conhecimento que vai além dos sentidos normais, pelo Sistema Grisa é uma energia. A energia PSI desencadeada pelo subconsciente, e para a escola Quevedo, alguns fenômenos é o inconsciente que os desencadeiam e outros, uma faculdade espiritual. O inconsciente para a escola Quevedo manifesta os Fenômenos de Conhecimento Extranormais, e os Paranormais de Conhecimento vem da Faculdade espiritual. Seja qual for as interpretações das escolas aqui não se tratam de fenômenos Sobrenatural e sim Paranormal, que vão além do normal, daqueles normalmente manifestado pelos nossos sentidos. Mesmo sendo à primeira vista inexplicáveis são paranormais. É claro que existem fenômenos considerados Sobrenaturais, estudados pela escola ligada ao Quevedo, e outras. Para o Sistema Grisa, estes são chamados de Fenômenos Psi-Theta, porém não estudados e nem desenvolvidos no Sistema Grisa.

Limite Existencial ou Vital.
Os Fenômenos Paranormais não estão obstaculizados por coisas físicas. Paredes, montanhas, por exemplo, existindo entre o sujeito e o objeto não interferem em seu funcionamento. Não é impedimento para esta faculdade. Se houver vínculos físicos que ligam sujeito e objeto não vem favorecer em nada aos resultados. (Por exemplo fios que ligam sujeito a objeto).
Distância e tempo também não influenciam nos resultados. A pessoa pode conhecer coisas importantes de uma outra, tanto fatos do presente, do passado e do seu futuro.  Porém, a escola Quevedo de Parapsicologia, fala de limite em relação a distância e ao tempo. Esses Fenômenos Psi-Gamicos acontecem dentro de certo limite existencial ou vital. E por mais interessante que seja esta faculdade é sempre limitada e finita, pelo poder do ser humano. E garante que não existe nenhum caso verificado em mais de dois séculos seja para frente ou para trás. Ou aproximadamente cinco gerações. E existe limite quanto ao espaço, se dá no âmbito terrestre. Cientificamente nada comprova além desse limite de tempo e espaço.

Quando o Psi-Gamma vai além do limite existencial ou vital?
A escola de Parapsicologia ligada ao Pe. Quevedo, vê que Casos Especiais de Profecias Bíblicas por exemplo e também outros fenômenos que são milagres, ultrapassam o limite existencial. As Profecias Bíblicas que falam do Messias, passaram mais de dois séculos ou cinco gerações e não se explicam por ser um fenômeno paranormal e que vai além deste. Sendo sobrenatural. Segundo ele estas profecias que ultrapassam dois séculos, só são verificavam cientificamente na bíblia e ambiente Judaico e católico. Por ser milagre, extrapolam o que é humano, vindo de Deus.


Conclusão

Como o assunto é amplo, na medida do possível, estarei publicando matéria sobre o mesmo. E cada publicação do mesmo assunto com numerações diferentes sendo este o número 1.


Referências Bibliográficas
BORGES, Valter da Rosa. Manual de Parapsicologia. Cia. Editora de Pernambuco. 1992 data desta edição.
BOSSA, Benjamim. Parapsicologia – O poder da mente e os mistérios da vida. 3ª edição. Edições Loyola, São Paulo – SP, 1997.
FILHO, Pe. Raimundo Elias. Mistérios do Aquém e do Além à Luz da Parapsicologia. 2ª edição, Editora Paulus, São Paulo – SP, 2003.

 

Autor: Pe. Emanuel Cordeiro Costa
Parapsicólogo Clinico – SINPASC – 409.
Especialização – Lato Sensu em:
Orientação Parapsicológica Social e Institucional
Pela FAVI – Faculdade Vicentina – Curitiba – PR.
Psicoterapia Holística: Hipnose
Terapeuta Holístico Credenciado – CRT 48326
– Paroquia Cristo Libertador
Ipatinga – MG – 08/02/18

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *