PreCognição – número 1

 

Introdução
            Precognição é o conhecimento direto do futuro. Para a Escola de Parapsicologia de Pe. Quevedo este conhecimento se dá devido a uma Faculdade Espiritual de Conhecimento. E em dado momento, fala também que vem do inconsciente.  Para a escola ligada ao Prof. Dr. Antônio Pedro Grisa (Sistema Grisa) o fenômeno se dá no subconsciente.

PreCognição
Pré quer dizer antes. Cognição, do grego gnósis, quer dizer conhecimento. Sendo portanto, o conhecimento antecipado de um acontecimento futuro.

Acontecimentos fortes e emocionantes
            Nos estudos, pesquisas feitas de casos de PreCognição vê-se que elas são mais fáceis e frequentes de acontecerem quando se relacionam a fatos muito fortes emocionalmente, como acontecimentos trágicos, suicídios, brigas, mortes, acidentes, terremotos. Se relaciona também com emoções fortes de maneira positiva, como em grandes conquistas, vitórias que são consequências de grandes esforços, como vitórias após duras guerras (positiva só no sentido de vitória), festas com grandes destaques, como coroações de reis, bodas luxuosas, etc. No entanto, há PreGonições também de acontecimentos de pouco destaque, de pouca importância. Mas é claro que as tragédias ou mortes coletivas, naturalmente são mais emotivas em geral do que as mortes particulares.
            A PreCognição costumam surgir em circunstâncias especiais como por exemplo durante o sono ou em delírios causados pela febre, estado alterados de consciência, etc.
            Portanto, a PreCognição é um aspecto de Psi-Gamma, ou seja, da Percepção Extra-sensorial que nos leva ao conhecimento paranormal do futuro.

PreCognição Espontânea
            Existem muitos casos estudados e que não são trabalhados em laboratórios de parapsicologia. Estes casos de PreCognição são chamados espontâneos. São casos espontâneos de PreCognição ou seja, de conhecimento paranormal do futuro. Não podemos esquecer que existem também trabalho de laboratório em relação a percepção extra-sensorial, sobre a faculdade de conhecimento do futuro.

Sonhos Precognitivos
            Existem sonhos que se realiza de forma idêntica ao que foi sonhado. Segundo a escola Quevedo de Parapsicologia são raros e incontroláveis, como todos os Fenômenos Extra-sensoriais.  

Premonição
            É uma terminologia utilizada mais pelos espíritas. Utilizando o termo para referir a conhecimento de fatos futuros. Vem do latim monitio, aviso. Previamente (pre). Com o termo Premonição pretende-se gerar uma interpretação de algo sobrenatural, de outro mundo, de algum espírito, uma entidade, etc. como se algo sobrenatural estive avisando, fazendo um pré-aviso. Com isto deixa de interpretar o fato como algo além do normal, ou seja paranormal que vem de uma capacidade da própria pessoa humana. 

PseudoPreCognições.
            Sobre este assunto (pseudoprecognições) pretendo na sequência, tratá-lo em outro artigo para que este não ficasse longo, facilitando a leitura do internauta.

Exemplos de PreCognição
               Em relação aos exemplos, para não alongar este artigo, então na sequencia desse tema, darei alguns exemplos visando elucidar ainda mais o assunto.

Conclusão
            Normalmente lembro nos artigos que aqui público que são resumos temáticos. Caso o internauta queira aprofundar os estudos veja a Referência aqui citada ou pesquises outras fontes. Este assunto como todo ligado a parapsicologia a abordagem as vezes variam de acordo com cada escola de parapsicologia.


Referências
QUEVEDO, Oscar G. A Face Oculta da Mente. 19ª edição. Edições Loyola, São Paulo – SP, 2003.

FRIDERICHS, Edivino Augusto. Panorama da Parapsicologia ao Alcance de Todos. 5ª edição. Edições Loyola, São Paulo – SP. 1997.
FILHO, Pe. Raimundo Elias. Mistério do Aquém e do Além à Luz da Parapsicologia. 2ª edição, Editora Paulus, São Paulo – SP, 2003.
QUEVEDO, Oscar G. Pantominésia. OEPNET. Disponível em: <http://www.oepnet.xpg.com.br/geral.htm> Acesso em: 08 de Janeiro de 2018.
PRECOGNIÇÃO, Fenômeno Parapsicológico Paranormal. OEPNET. Canal youtube. Ativo em 19/02/18. https://www.youtube.com/watch?v=d4cW-482XwM
COBÊRO, Marcia. Precognição? Premonição? Conhecimento do Futuro… Disponível em:
< https://institutopadrequevedo.com.br/portfolio/precognicao-premonicao-conhecimento-do-futuro/ > Acesso em: 20 de fevereiro de 2018.

 

Autor: Pe. Emanuel Cordeiro Costa
Parapsicólogo Clinico – SINPASC – 409.
Especialização – Lato Sensu em:
Orientação Parapsicológica Social e Institucional
Pela FAVI – Faculdade Vicentina – Curitiba – PR.
Psicoterapia Holística: Hipnose
Terapeuta Holístico Credenciado – CRT 48326
– Paroquia Cristo Libertador
Ipatinga – MG – 20/02/18

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *