PreCognição – número 6 – Falsa PreCognição: Paramnésia


Introdução

            Dentro da visão da escola de parapsicologia de Pe. Quevedo, na sequência deste assunto, neste artigo continuamos a falar das chamadas peseudoprecognições. Para esta escola de parapsicologia, são “falsas precognições”, aqueles relatos que traz alguns elementos que não podem justificar uma precognição verdadeira, autentica, como no caso aqui analisado que é a Paramnésia.

Paramnésia

            Na Paramnésia ocorre que se dá lembrança exagerada das pequenas coincidências e se esquece totalmente as maiores divergências. Um exemplo: Alguém escreve sobre o futuro de uma pessoa:
            “Será médico, descobrirá a cura de terrível doença, terá muita fama e dinheiro, cumprirá importante missão na terra…” (FILHO, 2003, p. 38).
            A pessoa referida no exemplo acima, tornou-se médica. Então vai dizer houve aqui uma PreCognição! Ou uma PseudoPreCognição? Se só você for imediatista, não fizer uma análise mais pormenorizada, dirá: PreCognição, pois enxergará só que ela se tornou médico. Mas analisando bem verá que não se pode atribuir aqui que a Precognição tenha ocorrido. Houve uma Paranmnésia, lembrança exageradas das pequenas coincidências e se esqueceu das maiores divergências. Portanto, a Paramnésia é uma PseudoPreCognição.
            Esta explicação elucida mais a Paramnésia como pseudoprecogniçaõ: “O sujeito cresce e, de fato, torna-se médico. Já no final da carreira, mesmo sem fama e com pouco dinheiro, sem nenhuma descoberta ou trabalho relevante, o prognóstico é aceito pelas pessoas como verdadeiro”. (FILHO, 2003, p. 38).

Conclusão:
            A Casualidade que a escola de Parapsicologia ligada ao Pe. Quevedo coloca também como pseudoprecognição ou falsa PreCognição, não tratei aqui para não alongar muito o artigo, o internauta tendo interesse em vê-la é só estudar o assunto citado na referência bibliográfica aqui passada.

Referências Bibliográfica
QUEVEDO, Oscar G. A Face Oculta da Mente. 19ª edição. Edições Loyola, São Paulo – SP, 2003.

FRIDERICHS, Edivino Augusto. Panorama da Parapsicologia ao Alcance de Todos. 5ª edição. Edições Loyola, São Paulo – SP. 1997.
FILHO, Pe. Raimundo Elias. Mistério do Aquém e do Além à Luz da Parapsicologia. 2ª edição, Editora Paulus, São Paulo – SP, 2003.

Autor: Pe. Emanuel Cordeiro Costa
Parapsicólogo Clinico – SINPASC – 409.
Especialização – Lato Sensu em:
Orientação Parapsicológica Social e Institucional
Pela FAVI – Faculdade Vicentina – Curitiba – PR.
Psicoterapia Holística: Hipnose
Terapeuta Holístico Credenciado – CRT 48326
– Paroquia Cristo Libertador
Ipatinga – MG – 04/03/18

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *