Escola Diocesana de Atualização Catequética inicia quarta turma

Com a graça de Deus aconteceu neste final de semana, 10 e 11 de março de 2018, o 1º Módulo da 4ª turma da Escola Diocesana de Atualização Catequética da Diocese de Itabira- Coronel Fabriciano. O sábado dia 10 foi marcado pela acolhida dos novos alunos,101 presentes, oração, apresentação da Equipe Diocesana, responsável pela escola, orientações sobre a casa e a proposta do curso, destacando a parceria com a FAJE, feita pelo Assessor Diocesano de Catequese Pe. Ronaldo Tôrre, que em seguida acolheu e apresentou a Assessora deste 1º Módulo, Suzana Costa Coutinho, Mestra em Educação Sócio comunitária pelo UNISAL/ Americana. Atualmente é professora da Universidade do Vale do Sapucaí (Univas, Pouso Alegre, MG) e do Instituto Filosófico São José (Campanha, MG). É articulista do site da Editora Paulus e integra a Equipe da Revista Ecoando (formação de Catequistas). Tem experiência na área de Comunicação, Catequese e Pastoral, movimentos sociais e educação popular. Uma pessoa ímpar que há 4 anos está conosco trabalhando “Catequese na História da Igreja e DNC” sempre se superando na metodologia e conteúdo, criatividade e dinamismo…

Após o almoço a escola disponibilizou transporte aos catequistas que quisessem participar na Co Catedral das 24 horas do Senhor, em momento de oração, adoração e a confissão sacramental. Com este acréscimo a programação de estudos se estendeu até as 21 h e 30 min. Dia intenso de estudo que foi muito bem correspondido e aproveitado por todos.

A catequese é um caminho, um jeito de aprender a amar, de alargar o coração, de descobrir companheiros de caminhada e aprender a viver em comunidade. Nesse caminho, Jesus é o grande companheiro a nos provocar a paixão comum pelo Reino de Deus, do qual a Igreja é sinal e instrumento. Ele nos revela o Pai.

A santa Missa abriu o Domingo, 11 de março de 2018, Domingo Laetare. Neste domingo temos a presença da cor litúrgica “rosa” exatamente para lembrar que é um domingo diferente, pois se aproxima a Páscoa do Senhor. Seguir Jesus exige de nós uma dinâmica continuada, um colocar-nos a caminho em direção às margens. A disponibilidade, o despojamento e a mobilidade são exigências básicas. A missa foi momento de render graças pelos 4 anos da Escola de Atualização Catequética e conclusão ao repor o módulo de dois alunos da turma anterior. Após a Missa a Assessora Suzana continuou guiando os catequistas presentes ao mergulho na história da Catequese, aprofundando os passos da Catequese renovada até os dias de hoje, onde a proposta é uma catequese Mistagógica, caminho para o discipulado e mergulho em Cristo. …

Como seguidores(as) de Jesus, nosso desafio não é fugir da realidade, mas aproximarmos dela com todos os nossos sentidos bem abertos para olhar e contemplar, escutar e acolher, percebendo no mais profundo dela a presença ativa do Deus que nos ama com criatividade infinita, para encontrar-nos com Ele e trabalhar juntos por seu Reino. O mundo precisa de místicos(as) que descubram onde está Deus criando algo novo, para proclamar esta boa notícia. Pe. Adroaldo Palaoro,sj.

Ana Maria de Sena- EDAC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *