Parabéns, Pe. Emanuel, 29 anos de Ministério Sacerdotal

Hoje , a luz do ressuscitado nosso querido amigo e parceiro Pe. Emanuel celebra 29 anos de Sacerdócio. Achei por bem descrever um pouco desta linda caminhada Ministerial:

Padre Emanuel Cordeiro Costa é natural de Mutum, MG. Nascido em 08/09/1958, filho de Norvalino Francisco Costa e Irani Maria Cordeiro Costa (falecida no dia de seu nascimento). Uma criança que cresceu em um ambiente profundamente religioso, que acompanhava o pároco como coroinha em quase todas as missas. Que trazia em seu coração o conhecimento do desejo de sua mãe em ter um filho padre e que com participação ativa na comunidade foi aprofundando também este desejo. Desejo este que tomou impulso no início de 1981, sob o embalo da visita de João Paulo II ao Brasil, em 1980.

Foi ordenado sacerdote no dia 2 de abril de 1989, ficando como vigário paroquial em Cláudio, onde coordenou, também, a pastoral missionária. No início de 1990, foi coordenador da Pastoral da Juventude; foi vigário Forânio de 1998 a 1999, na Forânia de Santana de Itaúna. No início de 1990, Pároco da Paróquia de São Cristóvão, em Divinópolis, e no mesmo período assumiu como administrador paroquial de Marilândia até de o ano 1993. Julho de 1990 até janeiro de 1996, pároco na paróquia São José Operário. Fevereiro de 1996 até janeiro de 2001, pároco na Paróquia Nossa Senhora Aparecida- Itaúna. No final de janeiro de 2001 até início de janeiro de 2005, paróquia São Sebastião, em Joatuba. Neste período a Paróquia necessitava de um fortalecimento pastoral principalmente nas comunidades nascentes. Os bairros novos, distantes da Matriz, impossibilitavam a participação dos fiéis católicos das atividades de sua Igreja. Várias comunidades paroquiais ganharam estruturação neste período: formação de Conselhos, formação litúrgica, incentivo pastoral. Janeiro de 2005 até setembro de 2008, Paróquia São Joaquim de Bicas, em Divinópolis. Foi também assessor do Grupo Fé e Política. Em 7 de setembro de 2008, tomou posse como administrador paroquial da paróquia São Miguel de Rio Piracicaba. Foi professor efetivo  de História, da rede estadual, desde 1997 e pediu exoneração do cargo no início de setembro de 2008 para dedicar-se exclusivamente ao sacerdócio. Afirmou ao tomar posse na Paróquia São Miguel de rio Piracicaba: “Estou entregue, desarmado, pronto a servir.”

Em pouco tempo e conhecendo aos poucos nossa diocese,  conseguiu colocar em prática aqui mais de 65% do plano quadrienal de evangelização de nossa diocese: Formação, Missão e pastorais sociais. Não bastasse o aspecto pastoral destacou-se de maneira extraordinária no aspecto administrativo: organização, ética e transparência.  Seu apoio e presença fez com que as pastorais se reestruturassem. Graças a seu empenho temos hoje forte e atuante a Pastoral Familiar, dinamizou o dízimo, criou uma equipe missionária de assessoria as comunidades rurais, a pastoral da saúde, da criança, carcerária… a divulgação da paróquia e evangelização diária pela Piracicaba FM, num trabalho incansável e de primeira linha. A nível regional assumiu com destaque a assessoria da catequese, investindo forte em formações e implantando o processo catecumenal.

No dia 29 de janeiro de 2010 lançou o livro: “ A força da oração, mística e espiritualidade” e o site “EMANA”, www. emanarp.com.br  ,   em parceria com a catequista  Ana Maria.

No dia 26 de fevereiro de 2012, assumiu como administrador Paroquial a Paróquia Nossa Senhora da Piedade, Bairro Campestre, Itabira, com atenção especial para estruturação e organização das pastorais, movimento e serviços, investiu na pastoral missionária e formação constante de todas as pastorais. Assumiu como assessor regional da Catequese e implantou buscando parceria com a Funcesi a Pastoral dos Surdos no Regional 1. Graduou-se em Parapsicologia Clinica em 10 de dezembro de 2015 .

Seu jeito fechado, não deixa as vezes transparecer seu enorme coração, atento a tudo com seu olhar tímido, percebe-se seu zelo e preocupação com o bem estar de todos, buscando sempre a conciliação.  Onde ele esteve como pastor todos são unanimes em observar que sua correção fraterna nunca deixou propagar boatos e fofocas. Sempre disposto a atender dentro de suas limitações.

Dia 2 de fevereiro de 2016, dia de Nossa Sra das Candeias,Nossa Sra da Luz, Pe. Emanuel Cordeiro Costa assumiu como Administrador da Paróquia Cristo Libertador de Ipatinga/MG. Missa presidida pelo Bispo Diocesano Dom Marco Aurélio e concelebrada por alguns padres da Diocese.
Dia dedicado as vidas Consagradas ,  colocou-se sob a proteção de  Maria  Santíssima com a disposição  servir com mesmo amor e entrega que tem marcado seu sacerdócio….

Louvo a Deus  o dom da vida deste amigo, que abriu-se ao chamado de Deus em sua Vida e tornou-se sacerdote por Amor a Cristo ,  agradeço  sempre a amizade e o zelo pastoral !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *