Fenômenos Extranormais de Efeitos Físicos – 01


Introdução

Estes Fenômenos são abordados e assim tratados e designados, no Brasil, pela Escola de Parapsicologia ligada ao Pe. Oscar Quevedo. As outras escolas de parapsicologia no Brasil normalmente não abordam esta temática, principalmente com esta terminologia.

Estes Fenômenos, na escola de parapsicologia ligada ao Sistema Grisa, não são abordados desta forma, e alguns deles não são normalmente estudados. E os que são, podemos dizer que se enquadra dentro da Classificação de Fenômenos de Psi-Kapa ou de Psicocinesia. O Sistema Grisa tem outra classificação dos Fenômenos. Dividindo-os em três grandes grupos: a) Psi-Gama ou de Percepção Extra-Sensorial (PES), b) Psi-Kapa ou de Psicocinesia, e c) Psi-Theta.

Fenômenos Extranormais de Efeitos Físicos
Estes fenômenos, mesmo paranormais ou parapsicológicos, apresentam uma realidade perceptível por algum dos cinco sentidos.

Estes tipos de Fenômenos são bem mais raros que os de Efeitos Psíquicos, que são também chamados pela própria escola de parapsicologia de Pe. Quevedo de Fenômenos Paranormais de Conhecimento, que neste mesmo Site já dei vários exemplos deles que são os Fenômenos de Psi-Gamma ou Percepção Extra-Sensorial (PreCognição, Telepatia e Clarividência).

Em compensação estes Fenômenos (Extranormais de Efeitos Físicos) são mais espetaculares. Você já deve ter ouvido falar em golpes misteriosos no forro ou no porão da casa, Casas mal-assombradas, incêndios de origem desconhecida, movimentos de objetos sem contato, e outros desse gênero. Os estudiosos da parapsicologia afirmam existir uma força no ser humano capaz de desencadear esses Fenômenos. Esta força, esta energia, também aparecem nos outros Fenômenos de Efeitos Psíquicos, sobre ela falarei em outros artigos, para muitos se trata de uma energia vital, de bioenergia. Para o Sistema Grisa ela é desencadeada pelo Subconsciente. Pe. Quevedo a chama de Telergia.

Alguns Fenômenos Extranormais de Efeitos Físicos.
Estes Fenômenos são vários, porém aqui estão alguns exemplos dos que normalmente são mais estudados: Telergia, Fotogênese, Tiptologia, Telecinésia, Aporte, Pirogênese, Psicofonia, Identificação do sujeito dos fenômenos?, Termogênese, Ectoplasmia, Ecto-Colo-Plasmia, Ideoplastia, Moldagens, Pneumografia, Fantasmogênese, Transfiguração, Materialização, Osmogênese, Dermografia, Psicofotografia, “Aparições”, Levitação, Aura… Energias… Mau-olhado… Pirâmides…, “operações espirituais”, etc.

Conclusão

Neste artigo dentro de uma visão ampla e geral, o internauta pode ver e tomar conhecimento dos Fenômenos Extranormais de Efeitos Físicos. Caso queira aprofundar o estudo desses fenômenos é só pesquisar e para ajuda-lo deixo como fonte de pesquisa as obras mencionadas na Referencia Bibliográfica. Bons estudos!

Referencias Bibliográfica
QUEVEDO, Oscar G. A Face Oculta da Mente. 19ª edição. Editora Loyola, São Paulo – SP, 2003.
BOSSA, Benjamim. Parapsicologia – O poder da mente e os mistérios da vida. 3ª edição. Edições Loyola, São Paulo – SP, 1997.
FILHO, Pe. Raimundo Elias. Mistérios do Aquém e do Além à Luz da Parapsicologia. 2ª edição, Editora Paulus, São Paulo – SP, 2003.
FRIDERICHS, Edivino Augusto. Panorama da Parapsicologia ao Alcance de Todos. 5ª edição. Edições Loyola, São Paulo – SP. 1997.

Autor: Pe. Emanuel Cordeiro Costa
Parapsicólogo Clínico – SINPASC – 409.
Especialização – Lato Sensu em:
Orientação Parapsicológica Social e Institucional
Pela FAVI – Faculdade Vicentina – Curitiba – PR.
– Psicoterapia Holística: Hipnose –
Terapeuta Holístico Credenciado – CRT 48326
– Paroquia Cristo Libertador
Ipatinga – MG – 17/06/18

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *