SINAIS DE ESPERANÇA – (09 Cartilha de Orientação Política)

 

“Alegres por causa da esperança” (Rm 12,12). Trata-se da esperança cristã, que nos faz acreditar num futuro com mais ética e justiça.

A população está ansiosa por mudanças consistentes no âmbito político e econômico e quer uma renovação geral. As eleições de outubro (2018) poderão revelar uma nova geração de parlamentares.

A crise na qual o Brasil mergulhou parece ter levado muitos cidadãos a não mais acreditar na força do voto. No entanto, há despertar da consciência de muitas pessoas e instituições referente à necessidade de acompanhar efetivamente o mandamento dos políticos.

A Lei da “Ficha Limpa” (que torna inelegível por oito anos um político corrupto) tem sido efetiva, barrando um grande número de candidatos, não idôneos aos cargos públicos.

A sociedade civil está se organizando para além das eleições 2018: grupos autônomos, ONGs, observatórios sociais, etc., apoiados pela lei da transparência, estão se fortalecendo como mecanismos de anticorrupção, sobretudo na esfera municipal, para exercer, voluntariamente, controle dos gastos públicos.

Enfim, o grande protagonista das mudanças que o Brasil precisa é o povo, é você!

 

Fonte: Cartilha de Orientação Política – CNBB Regional Sul 2, p. 8.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *