Rio Piracicaba se mobiliza no setembro Amarelo

O suicídio é considerado um problema de saúde pública e mata 1 brasileiro a cada 45 minutos e 1 pessoa a cada 45 segundos em todo o mundo. Pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. Pelo menos o triplo de pessoas tentaram tirar a própria vida e outras chegaram a pensar em suicídio. Apesar de números tão alarmantes, o assunto ainda é tratado como tabu. Evita-se o assunto, o que só colabora para seu aumento dos casos, pois as pessoas muitas vezes não sabem que podem procurar ajuda.
Mas como buscar ajuda se sequer a pessoa sabe que ela pode ser ajudada e que o que ela passa naquele momento é mais comum do que se divulga e ela imagina? Ao mesmo tempo, como é possível oferecer ajuda a um amigo ou parente se também não sabemos identificar os sinais e muito menos temos familiaridade com a abordagem mais adequada?
Para nos ajudar a compreender um pouco a dimensão deste problema o Dr Rodrigo Cunha Braga – Médico Psiquiatra- Membro Titular da Associação Brasileira de Psiquiatria CRMMG 50189 RQE 41711, se dispôs a vir conversar com a comunidade sobre o assunto. Vamos lá, Educadores, pais, jovens, todos são convidados. Vamos nos unir pela Valorização da vida…Depressão é coisa séria!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *