Escola Diocesana de Atualização Catequética forma 4ª Turma

Gratidão é o que define o que a coordenação da Escola Diocesana de Atualização Catequética da Diocese de Itabira- Coronel Fabriciano, sente ao ver a quarta turma concluindo a formação. O 6º e último módulo aconteceu neste final de semana, 24 e 25 de novembro de 2018. O tema e assessoria para este módulo não poderia ser melhor. O tema: Liturgia e catequese foi brilhantemente assessorado pelo Pe. Mirim da Rede Celebra. Sim, não poderia ser melhor, o dia de sábado tornou-se uma inesquecível experiência e vivência da Liturgia em cada momento… Digo sem medo de exagerar que os catequistas, como os discípulos de Emaús, sentiram o “coração arder”, pela presença do Sagrado em cada momento, símbolo, rito, palavras e gestos. Pe. Mirim foi os ajudando a perceber que é do olhar de fé, provocado pelo anúncio e acolhida do evangelho, que brota a celebração autêntica da nossa vida em Cristo, do seu mistério pascal em nós. Somente uma celebração a partir da realidade existencial se torna uma fonte de renovada energia, capaz de dar novo impulso ao nosso viver para Deus, em Cristo, na força do Espírito, comprometendo-nos sempre mais com o bem dos irmãos e das irmãs, com a causa da vida. Só assim a liturgia celebrada será verdadeiramente cume e fonte da vida da Igreja (SC n.10).

Fechando o dia de aprofundamento da Liturgia e Catequese, a noite foi momento de exercitar o aprendizado celebrando a alegria da caminhada de fé em um mistagógico momento de vigília… Após a oração, Pe. Ronaldo, assessor da Catequese Diocesana entregou certificado aos alunos concluintes da 4ª turma e aos que repuseram e concluíram das turmas anteriores. Houve homenagem dos formandos à Equipe Diocesana que coordena a escola e de despedida… Fechando as comemorações, houve ainda jantar dançante com muita animação… Show com o Grupo Musical “Turma do Chapéu”.

Domingo, 25 de novembro de 2018, Festa de Cristo Rei do Universo. Encerrando o ano litúrgico, aclamamos Cristo com centro e energia de nossas vidas e de toda história e nos comprometemos com se projeto de instaurar a verdade e a justiça em todo universo, contribuindo com uma cultura de Paz. Dentro deste contexto litúrgico muito bem preparado e celebrado pela escola, os alunos da 4ª turma da Escola Diocesana de Atualização Catequética renderam graças a Deus pela conclusão do curso. Logo ao levantar as 7 h e 30 min, realizaram um Ofício Divino em harmonia com a criação… A realeza de Jesus é a realeza do Amor Ágape de Deus por toda a humanidade e por toda a criação. Após o café , o Pe. Mirim prosseguiu com a formação e as 11 h presidiu a Santa Missa concelebrada pelo Pe. Ronaldo, onde reafirmamos o nosso compromisso de seguimento a Jesus Cristo, Rei do Universo, propagando a paz, o amor e a justiça , fazendo Ecoar o Evangelho em todos os cantos,buscando testemunhar a verdade, em todos os ambientes , fazendo com que a mesa do Reino se tornar mesa de inclusão e de acolhida… A Equipe Diocesana de Animação Bíblico Catequética eleva seu agradecimento ao Deus da Vida por mais uma turma que conclui a formação e se dispõe a anunciar com ardor o Amor que transforma. Leigos e Leigas dispostos a ser sal e luz do mundo! “O real não se dá nem na chegada, nem na partida, ele se dispõe mesmo é na caminhada, na travessia.” Guimarães Rosa.

Ana Maria de Sena- EDAC


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *