Carta Convite para a 4ª Romaria das Águas e da Terra da Bacia do Rio Doce

Tema: Bacia do Rio Doce, nossa “Casa Comum”

Lema: Vão-se os bens da Criação, ficam miséria e destruição! “E agora, José”?

Neste momento, que é desafiante para todos nós, em razão dos últimos acontecimentos no que diz respeito à nossa “Casa Comum”, a Diocese de Itabira-Cel. Fabriciano, com muita alegria e esperança acolhe a 4ª Romaria das Águas e da Terra, a se realizar no dia 2 de junho de 2019, na cidade de Itabira, na Paróquia Nossa Senhora da Piedade.

Ressaltamos que esta importante Romaria é promovida pela Província Eclesiástica de Mariana, que compreende as Igrejas Particulares de Caratinga, de Governador Valadares, de Mariana e de Itabira-Cel. Fabriciano. Também estão convidadas as Dioceses de Guanhães, Colatina, São Mateus e a Arquidiocese de Vitória.

Assumimos nosso compromisso com os atingidos em toda a extensão da Bacia Hidrográfica do Rio Doce, devido ao Crime Ambiental ocasionado pelo rompimento da Barragem do Fundão no distrito de Bento Rodrigues, município de Mariana-MG. Acrescenta-se agora o Crime Ambiental de Brumadinho, também com rompimento de barragem de rejeito de propriedade da Vale. Desta vez, com um número assustador de mais de 300 pessoas entre mortos e desaparecidos.

Neste contexto, nossa Igreja quer ser uma voz profética e fazer ecoar uma forte denúncia do descaso para com a vida e a dignidade do ser humano, bem como a fauna e a flora, o desrespeito aos direitos dos atingidos e os graves danos causados ao meio ambiente.

Esta 4ª Romaria reafirma o nosso compromisso de estar ao lado dos atingidos, sofrendo com eles e cobrando o pleno ressarcimento das perdas por parte das populações vitimadas. Exigimos, enquanto Igreja que anuncia e denuncia, a responsabilização dos culpados e a reparação dos danos causados ao meio ambiente.

Conclamamos, as comunidades, as pastorais, movimentos, serviços, sindicatos, associações, organismos, todas as forças vivas que compõem a Caminhada da nossa Província Eclesiástica e demais dioceses e arquidioceses, para se organizarem em caravanas e participarem deste precioso momento. Nós acolhemos todos, de braços abertos. Sejam bem-vindos!

Que esta Romaria renove, em todos nós, a esperança e o compromisso com a vida em todas as suas expressões e dimensões, especialmente em nossa “Casa Comum”.

 

Itabira, 15 de fevereiro de 2019.

Dom Marco Aurélio Gubiotti

Bispo de Itabira-Cel. Fabriciano

 


ORAÇÃO DA 4ª ROMARIA DAS ÁGUAS E DA TERRA DA BACIA DO RIO DOCE

Bendito sejais, Senhor nosso Deus, criador de todos os bens da natureza.

Vós confiastes ao ser humano a obra da criação, o cuidado para com a nossa “Casa Comum”, a vida em todo o planeta, para que a ninguém faltasse o necessário, e nossa mãe terra, com suas dádivas, pudesse a todos saciar e alimentar.

Vede, Senhor, em que transformamos vosso projeto de vida e salvação:

rios poluídos e matas destruídas; água, terra e minério transformados em mercadoria.

Quantas dores e exclusões; quantas violências e quantas misérias!

E agora, Senhor, perguntamo-nos: o que fazer?

Convertei o coração de vossos filhos e filhas diante de tamanha exploração e opressão, especificamente dos que, ávidos pelo lucro e movidos pela ganância, levam à exaustão os bens da natureza!

Fazei-nos instrumentos do vosso Reino de vida, verdade, justiça e paz, comprometidos com a vida humana, a partir dos pequenos e com a nossa “Casa Comum”, o planeta terra.

Ao realizarmos a 4ª Romaria das Águas e da Terra da Bacia do Rio Doce, na cidade de Itabira, inspirai-nos caminhos a seguir na missão de regenerar nossa Bacia!

Que sob a proteção da Mãe e Padroeira, a Senhora Aparecida, e de São Francisco de Assis, Patrono da Ecologia, em toda extensão de nossa Bacia do Rio Doce, possa ressoar, num só brado, o clamor profético em defesa da vida, da justiça e do direito, anunciando tempos novos nos quais os bens da criação permaneçam e a miséria e a destruição não mais imperem; onde a vida esteja em primeiro lugar.

Amém!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *