Nº 2 – “As aparências enganam” e “Quem vê cara não vê coração”

Neste artigo de número 2, passo a uma pequena Iluminação Bíblica do artigo de número 1. Por isso recomendo a você internauta se não leu, leia primeiro o artigo de número 1 do tema acima (acessando: http://www.emanarp.com.br/index.php/2019/07/31/as-aparencias-enganam-e-quem-ve-cara-nao-ve-coracao/) antes de passar para este de número 2.

Iluminação Bíblica
Recomendo também que antes das leituras Bíblicas dê uma olhada neste Site em: LEITURA ORANTE DA SAGRADA ESCRITURA. Deixe a palavra de Deus falar em você e não querendo simplesmente que ela fale para os outros. Ao falar a você aceite o desafio da conversão.
(http://www.emanarp.com.br/index.php/2017/07/24/leitura-orante-da-sagrada-escritura/).

Mateus capítulo 23, versículos 27 a 32
Naquele tempo, disse Jesus: 27 “Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós sois como sepulcros caiados: por fora parecem belos, mas por dentro estão de cheios de ossos de mortos e de toda podridão! 28 Assim também vós: por fora, pareceis justos diante dos outros, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e injustiça. 29 Ai de vós. Mestre da Lei e fariseus hipócritas! Vós construís sepulcros para os profetas e enfeitais os túmulos dos justos, 30 e dizeis: ‘Se tivéssemos vivido no tempo de nossos pais, não teríamos sido cúmplices da morte dos profetas’. 31 Com isso, confessais que sois filhos daqueles que mataram os profetas. 32 Completai, pois, a medida de vossos pais!”.

Para Refletir
O que Deus está falando a mim na leitura deste evangelho?
Será que em mim não existe nenhuma hipocrisia?
Será que parecemos justos diante dos outros ou passamos uma imagem diante dos outros que não somos?
Reflita mais o que seu coração se abrir para ouvir o que a palavra lhe diz.

Isaias capítulo 29, versículo 13
13 Senhor disse: Esse povo se aproxima de mim só com palavras, e somente com os lábios me glorifica, enquanto o seu coração está longe de mim.

Mateus capítulo 15, versículo 8
8 Esse povo me honra com os lábios, mas o coração deles está longe de mim.

Lucas capítulo 16, versículo 15
15 Então Jesus disse para eles: “Vocês gostam de parecer justos diante dos homens, mas Deus conhece os corações de vocês. De fato, o que é importante para os homens, é detestável para Deus.

Refletindo as três últimas passagens bíblicas acima
O que Deus está falando a mim na leitura destes textos bíblicos?
Será que em mim não existe momentos de honrar a Deus com lábios, com palavras, mas meu coração está longe dele, especialmente na pessoa do irmão?
Será que parecemos justos diante dos outros e esquecemos que Deus conhece nosso coração?
Reflita mais o que seu coração se abrir para ouvir o que a palavra lhe diz nos três pequenos textos bíblicos citados por último.

 

Artigo de: Pe. Emanuel Cordeiro Costa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *