Nº 4 – Competição – Iluminação Bíblica

(Artigo de Pe. Emanuel Cordeiro Costa)

Caro Internauta se você não leu os outros três artigos sobre este tema: Competição, aconselho antes da leitura deste de número 4, faça a leitura dos outros. Recomendo também que antes das leituras Bíblicas dê uma olhada neste Site em: LEITURA ORANTE DA SAGRADA ESCRITURA.

Na sequência dos artigos sobre Competição, as três passagens bíblicas a seguir corresponderão a terceira, quarta e quinta Iluminação Bíblica.

Terceira Iluminação Bíblica – Carta aos Filipenses 2, 3
3 Não façam nada por competição e por desejo de receber elogios, mas por humildade, cada um considerando os outros superiores a si mesmo.

Para Refletir
O que a palavra de Deus está dizendo a mim na leitura da Carta aos Filipenses? Não queira simplesmente aplicar a Palavra de Deus aos outros, mas olhe para si mesmo, abra seu coração e deixe Deus falar, seja capaz de ouvi-lo e praticar o que ouviu para sua conversão.

Nesta passagem bíblica fala literalmente em não fazer nada por Competição e sim por humildade. O que isso diz a você?

Quarta Iluminação Bíblica – Carta aos Gálatas 5, 26
26 Não sejamos ambiciosos de gloria, provocando-nos mutuamente e tendo inveja uns dos outros.

Para Refletir
Nos artigos anteriores sobre Competição vimos que a inveja é um sinal negativo que leva a competição. Na Carta aos Gálatas fala de ambição de Gloria. Como você trabalha estes sentimentos; ambição, Gloria e inveja? Deixe a Palavra de Deus falar em sua vida.

Quinta Iluminação Bíblica – Carta de São Tiago 3,13-18
13 Quem é sábio e inteligente entre vocês? Pois então, mostre com a boa conduta que suas ações são de uma sabedoria humilde, 14Mas, se vocês têm no coração ciúme amargo e espírito de rivalidade, não fiquem se gabando e não mintam contra a verdade. 15Esse tipo de sabedoria não vem do alto; é sabedoria terrena, animal, demoníaca. 16 De fato, onde há ciúme e espirito de rivalidade, existe também desordem e todo tipo de ações más. 17Ao contrário, a sabedoria que vem do alto é, antes de tudo, pura, pacifica, humilde, compreensiva, cheia de misericórdia e bons frutos, sem discriminações e sem hipocrisia. 18 Na verdade, um fruto de justiça é semeado na paz para aqueles que trabalham pela paz.

Para Refletir
No versículo 13 da Carta de São Tiago fala que sábio e inteligente quem tem uma boa conduta e suas ações de uma sabedoria humilde. O que Deus fala a você por meio desse versículo?

No versículo 14-16 toca em dois temas que levam a Competição como vimos nos artigos anteriores dessa temática, que são ciúme rivalidade. E que eles não vêm de Deus (do alto), causam desordem e ações más. O que Deus fala a você por meio desses versículos?

O versículo 17 – ser pacifico, humilde, compreensivo, cheio de misericórdia e bons frutos, não discriminando nem sendo hipócrita é ter sabedoria. O que Deus fala a você por meio desse versículo?

Versículo 18 Justiça e Paz andam juntos. O que Deus fala a você por meio desse versículo?

Conclusão
Reflita o que mais seu coração se abrir para ouvir o que a palavra lhe diz nos três pequenos textos bíblicos citados neste artigo. Com certeza diante da Competição que acontece sempre em nossa vida humana, teremos uma postura cristã e não desumana  entre nós.

 

Artigo de Pe. Emanuel Cordeiro Costa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *