Emanuel – Deus conosco

(Artigo de Pe. Emanuel Cordeiro Costa com Certificado de Registro de Averbação na Fundação Biblioteca Nacional – EDA – Nº 527.761 – livro 1002 – folha 320)

Há mais ou menos 700 anos antes da nossa era, no tempo do rei Acaz e do profeta Isaias (Is 7,10-14), vê-se que na guerra o “comandante dava seu grito de guerra dizendo emanu, ou seja, conosco, e os soldados diziam El, ou seja, Deus”. Portanto, significava Deus está conosco nos dando força e proteção para obtermos a vitória.

Jesus recebe esse título: Deus Conosco. Não mais Deus nos ajudará na vitória, mas está no nosso meio. Fez-se um de nós, Veio nos libertar. Ele que é Deus Conosco. Jesus traz este título e no seu nome Jesus, sua missão: Salvador!

Por eu ter nascido dia 08 de setembro, cujo evangelho do dia (Mt 1,18-24), coincide com o do 4º domingo do advento do ano A na Igreja Católica, e nele se fala da vinda e nascimento do Emanuel (Deus Conosco), daí veio o meu nome. Não coloco isso por vaidade, mas faço questão de mostrar que meus pais por uma questão religiosa me deram esse nome, que tem um peso muito grande para mim na vivência de minha fé.

Para alguns grupos Emanuel significa: “Deus está conosco e indica um ser humano em busca do conhecimento que lhe permitirá tomar as rédeas do seu destino.” Para esses grupos também é uma pessoa: “hábil e astuta, consegue o que quer quando não se deixa dominar pela ansiedade”.

Mesmo os grupos como no exemplo do parágrafo anterior que não enfatiza tanto o significado religioso do termo, e sim um significado mais humano, para eles também a palavra Emanuel tem um significado muito rico.

Na origem da palavra, que possivelmente estava presa ao grito de guerra como “atacar”, nos ajuda a perceber que hoje nós cristãos precisamos dar um grito de guerra de coragem e disposição para uma missão cada vez mais exigente de anunciar Jesus Cristo aos não cristãos, para que estes possam sentir o que nós sentimos: o nosso Deus não é um Deus distante, mas está presente em nossa caminhada, em nossa vida. Ele é Deus Conosco! Jesus Cristo!

 

Obs.: Esse ano de 2019, dia 08 de setembro dia da Natividade de Nossa Senhora, como o evangelho próprio da festividade é omitido por que celebramos o 23º Domingo do Tempo Comum.

 

Artigo de: Pe. Emanuel Cordeiro Costa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *