A Libertação do Povo – Bíblia Nº 17

Refletimos no artigo anterior sobre a escravidão do povo hebreu no Egito. A maneira como o povo foi escravizado do pelo faraó e seu governo. Hoje, vamos refletir sobre a libertação do povo. A forma como o povo saiu do Egito e o significado da libertação para o povo e a constante ajuda de Deus na história.

Deus se revela a Moisés no silêncio, na meditação e na oração. Moisés depois da fuga do Egito por ter matado um egípcio, tornou-se pastor de ovelhas. No momento em que Deus fala com ele, a sarça ardente significa a intuição de Deus.

A História
Os 12 primeiros capítulos do livro do Êxodo foram escritos em três etapas:
– 850 a. C. – Reinado do Norte.
– 950 a. C. – Época de Salomão,
– 500 a. C. – Época do Cativeiro.

Moisés foi modelo de luta e fé e comprometido com seu povo. Ele era educador, libertador, condutor e exemplo de vida para o povo. Guiou o povo no deserto, recebeu os mandamentos de Deus e ensinava a fidelidade ao Senhor. O povo hebreu era escravo no Egito. O faraó fazia as leis a seu favor, sempre contra o povo. O povo trabalhava na agricultura, na fabricação de tijolos para as construções das cidades. Os direitos do povo eram negados. Não tinha voz e nem vez. Qualquer pedido ou reclamação do povo era respondido com castigos e mais trabalhos. O faraó ficou louco da vida com Moisés porque ele queria tirar a mão-de-obra barata e fácil. Daí foi preciso que Deus ajudasse o povo mandando as pragas para mostrar ao faraó que ele não era tão poderoso como o Deus dos hebreus.

O nascimento de Moisés.
Jacobel, mulher hebreia, teve um menino, certamente muito bonito. Por causa da ordem do faraó para matar todos os meninos do povo hebreu, ela escondeu o menino numa cestinha de vime e soltou no rio, perto do lugar onde a filha do faraó ia sempre tomar banho. As empregadas da princesa viram o cesto e o pegaram. Ao abrir o cesto encontraram o menino. A filha do faraó teve pena do menino e resolveu ficar com ele. A irmã do menino estava por perto para ver o que iria acontecer e se ofereceu para arrumar uma mulher para dar de mamar à criança e cuidar dela. Com o consentimento da princesa, a irmã do menino trouxe a mãe dele, Jacobel, para ser a babá. Assim, a mãe de Moisés tomou conta dele e o educou até ficar desmamado. Moisés teve muitos privilégios, pois foi salvo das aguas e foi criado pela sua própria mãe. Tratado como um nobre no palácio do faraó, ele sente conflito dentro de si por causa do que via fazer contra o seu povo. Certo dia ele revela o lado mais forte de seu ser. Vendo um hebreu ser judiado por egípcio, ele ficou enfurecido e o matou. Com medo de ser castigo e morto ele foge para o deserto e se torna pastor de ovelhas. Veja em Êxodo 3,7-12.

A vocação de Moisés
O Deus dos hebreus é um Deus que liberta o seu povo e quer que ele viva numa sociedade em todos tenham os mesmos direitos e obrigações. Este Deus escolhe o povo hebreu e se compromete a libertá-lo e caminhar junto dele. É um Deus que faz aliança com o povo oprimido contra os poderosos, aceitando ser o Deus dos mais fracos, o Deus da família. Ele está sempre no meio do seu povo, assumindo a sua realidade e transformando a situação dos oprimidos. Do meio da sarça ardente ele chama Moisés. Moisés tenta tirar o corpo fora. “Quem sou eu? Eu sou um criminoso e não posso ir à presença do faraó. Tenho medo de assumir o compromisso. ” Sempre querendo dar o fora, pergunta: “Quem és tu? ” Deus lhe responde: “Eu sou aquele que sou” (Êx 2,14 e ss). Moisés insiste: “Eles não vão acreditar em mim. Serão apenas capazes de rir na minha cara”. Mas Deus, com um jeito muito seu, faz uma varinha de pau virar uma cobra e depois a cobra volta a ser uma varinha de pau. Moises não se convence e insiste: “Aarão falará por ti”. Com muita paciência, Deus convence Moisés a assumir a sua missão até as últimas consequências. (Ex 3,7 e ss).

 

Fonte: A Bíblia nas Mãos do Povo – Encontros para os grupos – Antigo Testamento – Lourenço Gauci – Editora Ave-Maria – p. 36-37. – 2º Edição 1996.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *